A Cia Express’Arte e o Ponto de Cultura Imagem da Memória

A CIA Express’Arte nasceu no ano de 2002, a partir do desejo de jovens da cidade de Goiás de fazer e promover arte.

O primeiro projeto grupo foi a criação e produção da Via Sacra, em parceria com a Diocese de Goiás, quando contaram com o apoio e incentivo do então Bispo Diocesano Dom Eugênio Rixen. A parceria se estendeu por 15 edições, com apresentações durante todos os anos na Semana Santa.

A Express’Arte, além da Via Sacra, promovia diversas peças teatrais com alunos da rede pública de ensino, onde buscava novos talentos. Além do teatro, a Cia promovia espetáculos de dança, música e exposições de artes plásticas, que eram levados a público em todos os finais de ano na mostra “Express’Arte apresenta arte”.

Em 2004, tiveram início oficinas de produção audiovisual. O primeiro curta-metragem realizado foi “Rosa da Liberdade”, com alunos do Colégio Estadual Professor Alcide Jubé.

No ano seguinte, 2005, a Cia apoiou e integrou por três anos o projeto Rede Comunitária (Pontão de Cultura): um programa cultural exibido na TV Nacional, apresentando para os brasileiros os grupos culturais e fazedores de Cultura do país, que já eram pontos de cultura ou lutavam por esse reconhecimento pelo Ministério da Cultura.

Esta ação deu força ao movimento audiovisual da Cia, e além de outras produções conjuntas, foi produzido o documentário “Comida de Folia”.

A primeira ficção foi produzida pelos integrantes da Cia ao participarem de uma oficina de produção audiovisual Se-Liga-no-FICA, oferecida no âmbito do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em 2005. O projeto de roteiro “Cora entre Pedras e Flores” foi selecionado na primeira etapa para ser produzido e exibido em uma mostra dentro do Festival, e veio a ser premiado como o melhor filme da mostra.

Cada vez mais a Cia foi despontando no cenário cultural do Estado de Goiás, e para conseguir apoios para a manutenção das atividades (que até então eram custeadas pelos próprios membros e contribuições pontuais da Diocese de Goiás), surgiu a necessidade de formalizar a organização, tendo seu registro acontecido no dia 1o de agosto de 2005.

O primeiro projeto pleiteado e aprovado pela Cia, como instituição formalmente constituída, foi o edital 001 de 12 de dezembro de 2008, “Pontos de Cultura do Estado de Goiás”, cujo processo de certificação, após resultado final, foi assinado em 23 de novembro de 2009. As ações propostas eram oficinas de produção audiovisual, que somente tiveram início em 2010.

Nascia assim o PONTO DE CULTURA IMAGEM DA MEMÓRIA. Com o propósito de promover oficinas de audiovisual para a comunidade e alunos da rede pública de ensino, com o propósito de registrarem suas histórias e memórias.

Ao longo dos anos, o Ponto de Cultura promoveu diversas exposições, exibições de filmes e ações cineclubistas, participou do FICA e lutou pela preservação da história e memória da cidade de Goiás, Patrimônio Mundial.

Entre as diversas ações em prol da salvaguarda do patrimônio está o movimento “E agora Goiandira?”, em prol da memória da artista plástica Goiandira do Couto, falecida em 2011. Desde sua partida, o Ponto de Cultura ininterruptamente vem promovendo, anualmente, ações culturais valorizando e homenageando a artista.

Esta ação foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Cultura do Estado e Governo de Goiás, que conferiu à Cia Express’Arte (entidade proponente do Ponto de Cultura) o “Diploma de Destaque Cultural do Ano de 2013”, pelo resgate da memória histórico-cultural do Estado, com o documentário “Goiandira do Couto”, dirigido por Lázaro Ribeiro, então coordenador do Ponto Imagem da Memória.

Além dos curta-metragens, o Ponto de Cultura possui um grande acervo de entrevistas registradas em diversos formatos, fotografias e áudios que estarão disponíveis por meio deste nosso Museu da Memória de Goyaz.

Equipe Cia Express'Arte

Jadson Borges